Em busca do melhor ponto de entrada? Padrões gráficos podem ser decisivos

Diamante, Topos e Fundos Arredondados e Cup and Handle proporcionam setups operacionais confiáveis ao trader

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Além do uso de osciladores e candlesticks, os analistas técnicos costumam buscar oportunidades no mercado através dos padrões gráficos. Triângulos, retângulos, bandeiras e flâmulas são alguns nomes comuns, sem falar do O-C-O (Ombro-Cabeça-Ombro) e das cunhas de reversão.

Muitos padrões técnicos são derivados do cruzamento de linhas de tendências, interligações de suportes e resistências, ou a junção das duas hipóteses. Enfim, são figuras que apresentam formações semelhantes ao longo do tempo e servem como parâmetro para o próximo movimento do ativo.

Teoricamente, existem dois tipos de padrões: continuação e reversão. O padrão de continuação sinaliza que a tendência recorrente tem grande probabilidade de manutenção, enquanto os padrões de reversão indicam que a trajetória vigente está “perdendo força”, sinalizando uma mudança de comportamento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além dos padrões gráficos citados, famosos por grande parte dos investidores que utilizam a análise técnica para operar, existem outros três que costumam aparecer em muitos estudos espalhados pelo mercado:

Diamante
Topos e Fundos Arredondados
Cup and Handle

Diamante
Pouco comum nos gráficos, o padrão é formado necessariamente em regiões de topo e está relacionado à distribuição. Alguns grafistas descrevem o Diamante como um O-C-O com uma linha de pescoço em V ou também uma junção de dois triângulos.

Continua depois da publicidade

Quando é formado a partir de uma sinalização de topo, como um candlestick, o Diamante deve ser interpretado como um padrão de reversão de baixa:

Já quando parte de uma sinalização de fundo, deve ser considerado como um padrão de continuação de alta:

Durante sua formação, o volume costuma ser maior durante a primeira metade do padrão e relativamente menor na segunda passagem. Contudo, o trader deve ficar atento mesmo ao rompimento do padrão, que indicará os próximos passos do mercado.

Topos e Fundos Arredondados
Os dois padrões gráficos antecipam a mudança de tendência dos preços, mostrando de forma simples e simétrica a conversão entre força compradora e vendedora.

Para executar o trade com maior precisão, os analistas técnicos recomendam ao investidor acompanhar os padrões com algum indicador de momento, como o MACD Histograma ou a linha de momentum.

Topo Arredondado
O padrão representa a perda de interesse dos investidores em função do nível sobrecomprado do ativo. Ao mesmo tempo em que os preços avançam, o volume negociado vai recuando até o ativo formar sua máxima. A partir deste ponto, o volume começa mostrar força em compasso à queda dos preços, até o rompimento do padrão, indicando um bom ponto de venda.

Fonte:1source4stocks

Fundo Arredondado
Ao contrário do Topo, este padrão mostra a retomada do apetite dos comprados após o ativo firmar mínimas consecutivas. Neste caso, o trader deve ficar atento à recuperação do preço e do volume, que sugere a reversão da tendência de baixa do papel.

Cup and Handle
O padrão gráfico foi apresentado em 1988 pelo trader norte-americano William O´Neil através do seu livro How to make money in stocks. A figura é formada em duas partes: Fundo Arredondado (Cup) e uma Cunha Descendente (Handle).

Segundo os conceitos elaborados por O´Neil, o Cup deve retroceder 1/3 ou menos da tendência de alta anterior. De acordo com o autor, o Handle pode lembrar também uma Bandeira ou uma Flâmula, como um pequeno canal de baixa.

Depois de configurado o Handle, o trader mais agressivo deve esperar o rompimento da figura para fazer sua entrada, ou ser mais prudente e aguardar os preços ultrapassarem a última máxima formada. Vale lembrar que o volume deve acompanhar os respectivos pontos de entrada.