Em educacao / guias

Programação

Programação

SÃO PAULO - No livro “The Encyclopedia of Trading Strategies”, o trader profissional norte-americano, Jeffrey Owen Katz, e a pesquisadora, Donna L. McCormick, discutem com detalhes os simuladores, inclusive as linguagens de programação mais usadas nas plataformas disponíveis no mercado.

Uma das mais influentes é a linguagem C++, pelo seu médio nível de complexidade e por se adaptar a diversas aplicações, além também da bem estruturada linguagem Pascal, muito utilizada por programadores que trabalham diretamente com ferramentas voltadas para o mercado financeiro.

Ao longo do estudo sobre Trade System, o trader interessado perceberá que há diversas linguagens disponíveis aos investidores menos familiarizados com as técnicas de programação computacional. Um bom exemplo é a linguagem do MetaStock™, que será utilizada para efeito de um primeiro contato.

Programando
Com a ajuda de Rogério Passos, sócio-fundador da OperAção Consultoria e Treinamento, vamos, hipoteticamente, programar um Trade System baseado no cruzamento de médias móveis, setup de compra e venda utilizado por diversos traders.

Mas antes de entrar na área de programação, é necessário entender algumas palavras-chave dos sistemas utilizados no mercado, que, sempre é bom lembrar, são programados em inglês:

Nomenclatura Sigla
Open (Abertura) O
High (Máxima) H
Low (Mínima) L
Close (Fechamento) C
Volume V

Média móvel
A execução de uma média móvel no Trade System é relativamente simples. Primeiro vamos definir a função da fórmula, que, no nosso caso, representará uma média móvel simples de 14 dias. Definida a lógica da fórmula, precisamos programá-la para o Trade System entender o que queremos fazer:

MOV(C,14,S)

Portanto, temos, como desejado, uma média móvel (MOV) simples (S) dos preços de fechamento (C) de 14 períodos. Com este conceito em mente, podemos programar o nosso Trade System para gerar pontos de compra e venda com base no cruzamento de médias móveis.

Cruzamento de média móvel
Novamente precisamos definir a função da fórmula, que será baseada no cruzamento da média móvel exponencial de 8 dias em relação à média móvel exponencial de 21 dias. Para que o Trade System entenda o que estamos falando, programaremos a fórmula desta maneira, explica Passos:

MM8 :=MOV(C,8,E);
MM21 :=MOV(C,21,E);

{Média móvel exponencial de 8 dias cruza média móvel exponencial de 21 dias para cima}

8cruza21paraCIMA :=Cross(MM8,MM21);

{Média móvel exponencial de 8 dias cruza média móvel exponencial de 21 dias para baixo}

8cruza21paraBAIXO :=Cross(MM21,MM8);

Armazenada sua estratégia, o programa identificará automaticamente os pontos de entrada - 8cruza21paraCIMA - e os pontos de venda - 8cruza21paraBAIXO - da estratégia, que serão apresentados no gráfico.

Mas, o Trade System foi lucrativo ao longo do tempo? Qual a taxa de acerto? Qual o prejuízo máximo que ele registrou? Está é a estratégia certa? Para responder todas estas perguntas o trader deve fazer uma simulação, tema abordado neste “Manejo de Risco”.

 

Contato