Programação

Programação

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – No livro “The Encyclopedia of Trading Strategies”, o trader profissional norte-americano, Jeffrey Owen Katz, e a pesquisadora, Donna L. McCormick, discutem com detalhes os simuladores, inclusive as linguagens de programação mais usadas nas plataformas disponíveis no mercado.

Uma das mais influentes é a linguagem C++, pelo seu médio nível de complexidade e por se adaptar a diversas aplicações, além também da bem estruturada linguagem Pascal, muito utilizada por programadores que trabalham diretamente com ferramentas voltadas para o mercado financeiro.

Ao longo do estudo sobre Trade System, o trader interessado perceberá que há diversas linguagens disponíveis aos investidores menos familiarizados com as técnicas de programação computacional. Um bom exemplo é a linguagem do MetaStock™, que será utilizada para efeito de um primeiro contato.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Programando
Com a ajuda de Rogério Passos, sócio-fundador da OperAção Consultoria e Treinamento, vamos, hipoteticamente, programar um Trade System baseado no cruzamento de médias móveis, setup de compra e venda utilizado por diversos traders.

Mas antes de entrar na área de programação, é necessário entender algumas palavras-chave dos sistemas utilizados no mercado, que, sempre é bom lembrar, são programados em inglês:

Nomenclatura Sigla
Open (Abertura) O
High (Máxima) H
Low (Mínima) L
Close (Fechamento) C
Volume V

Média móvel
A execução de uma média móvel no Trade System é relativamente simples. Primeiro vamos definir a função da fórmula, que, no nosso caso, representará uma média móvel simples de 14 dias. Definida a lógica da fórmula, precisamos programá-la para o Trade System entender o que queremos fazer:

Continua depois da publicidade

MOV(C,14,S)

Portanto, temos, como desejado, uma média móvel (MOV) simples (S) dos preços de fechamento (C) de 14 períodos. Com este conceito em mente, podemos programar o nosso Trade System para gerar pontos de compra e venda com base no cruzamento de médias móveis.

Cruzamento de média móvel
Novamente precisamos definir a função da fórmula, que será baseada no cruzamento da média móvel exponencial de 8 dias em relação à média móvel exponencial de 21 dias. Para que o Trade System entenda o que estamos falando, programaremos a fórmula desta maneira, explica Passos:

MM8 :=MOV(C,8,E);
MM21 :=MOV(C,21,E);

{Média móvel exponencial de 8 dias cruza média móvel exponencial de 21 dias para cima}

8cruza21paraCIMA :=Cross(MM8,MM21);

{Média móvel exponencial de 8 dias cruza média móvel exponencial de 21 dias para baixo}

8cruza21paraBAIXO :=Cross(MM21,MM8);

Armazenada sua estratégia, o programa identificará automaticamente os pontos de entrada – 8cruza21paraCIMA – e os pontos de venda – 8cruza21paraBAIXO – da estratégia, que serão apresentados no gráfico.

Mas, o Trade System foi lucrativo ao longo do tempo? Qual a taxa de acerto? Qual o prejuízo máximo que ele registrou? Está é a estratégia certa? Para responder todas estas perguntas o trader deve fazer uma simulação, tema abordado neste “Manejo de Risco”.