Análise técnica: conheça mais sobre os gaps formados nos papéis

Muito mais que espaços vazios, a formação carrega informações preciosas para o investidor sobre a tendência do mercado

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – A trágica segunda-feira (6), marcada por uma queda de 15% por parte do Ibovespa, pode até sumir, por conveniência, da memória dos investidores brasileiros, mas marcará para sempre os gráficos das ações preferenciais classe A da Vale (VALE5) e as ordinárias da CSN (CSNA3). Não só pela extensa sombra inferior, mas também pelo gap na abertura.

Teoricamente, o gap representa “um intervalo de preços onde, no momento de sua ocorrência, nenhuma ação mudou de mãos”, descrevem os instrutores da Leandro.Stormer. Tratando o movimento em um gráfico diário, o gap acontece quanto a máxima do dia atual é inferior à mínima do dia anterior, assim como o inverso é verdadeiro.

Entretanto, conforme o intervalo de tempo aumenta – por exemplo, passar de uma periodicidade diária para semanal – mais raros serão os gaps, ao passo que em um gráfico intraday a ocorrência é praticamente constante.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim como citado acima, os papéis da mineradora e da siderúrgica, drivers do Ibovespa, abriram a última sessão com um gap.

Tipos de gaps
Na análise técnica, existem quatro tipos de Gaps, sendo classificados como gaps de área, fuga, medida e exaustão.

História
Muitas vezes, os gaps se confundem a uma zona de suporte ou resistência importante. Para os japoneses, precursores da análise técnica, todos os gaps sempre serão fechados. Na verdade, a história nos mostra que existe uma grande probabilidade de que os gaps sejam fechados, mas nada que alcance a porcentagem de 100%.

Continua depois da publicidade

Tendo em vista as observações, os gaps trazem uma série de informações relevantes ao investidor, pois vislumbram a intensidade do movimento ou uma possível reversão de tendência, muito mais que espaços vazios nos gráficos.