Trigger, split, IPO? Conheça alguns dos principais jargões utilizados no mercado

Objetividade das bolsas exige linguagem própria; termos técnicos e gírias dominam a conversa dos operadores

Publicidade

SÃO PAULO – Quem acompanha diariamente o movimento das bolsas não vê surpresa alguma na frase: “forte volatilidade das blue chips derrubou o benchmark”. Porém, parte dos investidores – em especial, os mais novatos – pode encontrar grande dificuldade para interpretar os jargões de mercado.

Como um ambiente habituado a conversas e decisões rápidas, o mercado apresenta linguagem própria, objetiva. Assim, os eventos de um pregão são descritos por termos técnicos bastante úteis, mas que às vezes dificultam a vida dos leigos.

Grande parte das palavras utilizadas nos mercados deriva do inglês; já que muitas das expressões não têm na Língua Portuguesa um representante fiel para traduzir a essência de tal situação. E outro caso evidente é a criação de gírias para descrever determinada situação da bolsa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alguns termos – como blue chips, benchmark ou upside – podem ser considerados comuns para investidores que acompanham o dia-a-dia dos mercados. Já outros jargões – como galo, bola e pagão – são ainda menos conhecidos do grande público, por figurarem entre as gírias utilizadas pelos operadores.

Algumas expressões

A numeração do mercado

Continua depois da publicidade

Uma listagem mais abrangente de termos utilizados no mercado financeiro pode ser encontrada no glossário da InfoMoney.