Compra na alta e venda na baixa: veja dicas para escapar desta armadilha

Formação de topos e fundos duplos aparece como ferramenta para definir os próximos objetivos do mercado

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Por vezes, o investidor, ao verificar uma expressiva valorização em determinado ativo, vislumbra na esperança de continuidade de tal movimento uma oportunidade de compra. Porém, tal tendência pode apresentar reversão, levando o ativo à correção. Intimidado com a possibilidade de maiores perdas, o investidor então se desfaz da posição.

Comprar um ativo em alto preço e vendê-lo na baixa, ocorrência freqüente no mercado, pode guardar algumas “armadilhas”, escondendo muitas vezes padrões de reversão que resguardam ótimas oportunidades de auferir lucros.

Um exemplo corriqueiro desta incidência para quem opera via o instrumental de análise técnica são os topos e fundos duplos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Topo duplo

Conforme descreve a equipe da Leandro.Stormer, um topo duplo é formado quando os preços vêm em uma tendência de alta, sofrem correção e na seqüência engatam novamente trajetória de ganhos, como exemplificado pela figura abaixo:

Entre as máximas, o movimento de desvalorização dos preços forma um pequeno fundo, mais conhecido como “vale”. Este será o suporte principal da figura e a faixa na qual o investidor deverá operar.

Continua depois da publicidade

A confirmação do padrão vem com a perda do suporte principal, o “vale”, cuja queda deverá ter amplitude da faixa traçada entre o topo e o suporte, conforme sinaliza a linha vermelha da figura.

Fundo Duplo

As características do fundo duplo são as mesmas do topo duplo, porém, de forma invertida. O padrão ocorre quando os preços vêm em uma tendência de baixa e formam um fundo, reagem por um breve momento até encontrarem uma forte resistência, voltando a se desvalorizar, formando um novo fundo em linha com o primeiro.

Continua depois da publicidade

A confirmação do padrão vem com a perda da resistência principal, cuja alta deverá ter amplitude da faixa entre o topo e os fundos, sinalizada novamente pela linha vermelha da figura.

Peculiaridades

Segundo a equipe da Leandro.Stormer, os padrões guardam alguns intensificadores importantes para corroborar as formações, dando mais garantias para o investidor.

Publicidade

Quanto maior a amplitude, mais forte é o padrão, e quanto menor o tempo para a formação dos dois topos ou fundos, mais confiável é o padrão.

Não raro, é possível verificar nos gráficos a formação de fundos ou fundos triplos, o que nada mais é do que uma força a mais que o mercado apresentou para tentar romper a resistência ou suporte traçado.