Vendas varejistas na zona do euro caem 1,2% em março ante fevereiro, em retração mais forte que a esperada

Consenso Refinitiv esperava recuo de apenas 0,1% no mês; vendas de alimentos, bebidas e tabaco recuaram 1,4%

Roberto de Lira

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O volume de vendas varejistas na zona do euro caiu 1,2% em março ante fevereiro, segundo estimativas com ajustes sazonais divulgadas nesta sexta-feira (5) pelo Eurostat, o escritório oficial de estatísticas da União Europeia. Em relação a março de 22022, a queda atingiu 3,8%. Em fevereiro, a contração do varejo tinha sido de apenas 0,2% na comparação mensal.

O dado de março veio bem pior do que o esperado pelo consenso Refinitiv, que estimava queda de 0,1% nas vendas do varejo ante fevereiro e de 3,1% na comparação anual.

Na união Europeia como um todo, a contração foi de 1,1% no mês e de 4,1% na leitura anual.

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Na área da moeda comum, o volume do comércio varejista recuou 1,4% em março ante fevereiro nos produtos alimentares, bebidas e tabaco e 1,1% nos produtos não alimentares. Ao mesmo tempo, houve alta de 1,6% nos comércio de combustíveis.

Ante março de 2022, a queda nas vendas de alimentos, bebidas e tabaco atingiu 6,8%, enquanto o comércio de produtos não alimentares recuou 2,2%. As vendas de combustíveis automotivos subiram 3,5% nessa comparação.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores reduções anuais no volume total do comércio varejista foram registradas na Estônia (-13,5%), Hungria (-13,2%) e Eslovênia (-12,8%). Os maiores aumentos foram observados na Espanha (+10,8%), Romênia (+7,2%) e Chipre (+5,6%).