Vendas no varejo da zona do euro superam expectativas em setembro

Vendas varejistas aumentaram 0,5% no mês, acima da expectativa de 0,4; alta anualizada ficou em 2,9%, ante expectativa de crescimento de 1,3%

Reuters

Consumidora em supermercado em Nice, na França (Foto: Eric Gaillard/Reuters)
Consumidora em supermercado em Nice, na França (Foto: Eric Gaillard/Reuters)

Publicidade

Frankfurt (Reuters) – As vendas no varejo da zona do euro cresceram de forma inesperadamente rápida em setembro, mesmo após uma grande revisão para cima dos dados do mês anterior, o que reforça a ideia de que o consumo privado está finalmente começando a aumentar, mostraram números da Eurostat nesta quinta-feira (7).

As vendas no varejo aumentaram 0,5% no mês, com base em números ajustados, acima da expectativa de 0,4%, mesmo depois que a taxa de crescimento do mês anterior foi elevada de 0,2% para 1,1%, informou a Eurostat.

A leitura do mês, juntamente com a grande revisão, elevou o aumento anualizado para 2,9% em setembro, bem acima da expectativa de 1,3% em uma pesquisa da Reuters com economistas.

O consumo das famílias tem sido fraco por mais de um ano, apesar da recuperação da renda real, com as famílias optando por economizar seu dinheiro em vez de gastá-lo. Isso tem intrigado as autoridades monetárias e os analistas.

Entre os maiores países do bloco, a Alemanha e a Espanha apresentaram taxas de crescimento mensais acima da média, enquanto a França, que teve um grande impulso olímpico no mês anterior, sofreu um pequeno declínio em setembro.

As vendas de produtos não alimentícios cresceram bem acima da média no mês e a taxa de crescimento anualizada atingiu 5,3% em setembro, depois de 2,4% no mês anterior.