Tombini: sociedade não deve abrir mão da estabilidade e precisa priorizar gastos

Segundo o ex-presidente do BC, a responsabilidade com as contas públicas não pode ser evitada tampouco adiada por muito tempo.

Estadão Conteúdo

Publicidade

As demandas sociais, ampliadas com os efeitos da pandemia, exigem que os governos da América Latina priorizem gastos e avancem na consolidação fiscal, de modo a reduzirem o custo de suas dívidas com maior controle da inflação. A avaliação foi feita nesta sexta-feira, 26, pelo ex-presidente do Banco Central (BC) Alexandre Tombini, durante painel de um fórum do Georgetown Americas Institute, que tratou dos desafios fiscais e monetários na região.

Após uma apresentação das lições trazidas pelas crises dos últimos 60 anos, Tombini, que hoje é o representante-chefe do escritório do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) para as Américas, comentou que a capacidade de controlar a inflação nos países latino-americanos depende em grande medida, especialmente na conjuntura atual, da solidez fiscal.

“A sociedade aprendeu a desfrutar da estabilidade macroeconômica, principalmente de inflação baixa e estável, e dificilmente estará disposta a perder isso”, disse Tombini. “Mas essa estabilidade não pode ser dada, até agora, como conquistada”, acrescentou.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o ex-presidente do BC, a responsabilidade com as contas públicas, ainda que seja difícil pelas fortes demandas sociais e necessidade de redução da pobreza e desigualdade social na América Latina, não pode ser evitada tampouco adiada por muito tempo. “As sociedades precisam buscar priorizar gastos e gerar, ao mesmo tempo, uma política fiscal que seja sustentável e crível porque isso reduziria custos de financiamento das economias”, observou o representante do BIS.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.