Summers critica fala de Powell e diz ser inconcebível taxa neutra nos EUA a 2,5%

"É elementar que o nível de taxa neutra depende da taxa de inflação", notou o ex-secretário do Tesouro americano

Estadão Conteúdo

NEW YORK, NY - JANUARY 30: Former Treasury Secretary Larry Summers visits FOX Business Network at FOX Studios on January 30, 2015 in New York City. (Photo by Rob Kim/Getty Images)

Publicidade

Ex-secretário do Tesouro americano, Lawrence Summers disse nesta sexta-feira, 29, que o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, fez falas “analiticamente indefensáveis” durante a coletiva de imprensa na última quarta-feira, 27, após decisão monetária. A crítica foi feita em entrevista à Bloomberg TV.

Na ocasião, Powell afirmou acreditar que o Fed alcançou a taxa neutra de juros, na faixa entre 2,25% e 2,5%, destaca Summers.

“É elementar que o nível de taxa neutra depende da taxa de inflação”, notou Summers, que destacou o salto anual de 9,1% na leitura mais recente do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), em junho.

Continua depois da publicidade

“Não há nenhuma maneira concebível de que uma taxa de 2,5% em uma economia com esse nível de inflação seja quase neutra. E se você pensa que é neutra, você está interpretando mal a postura da política de maneira fundamental”, avaliou.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.