Economia europeia

Sentimento econômico na zona do euro tem pouca alteração e confiança do consumidor fica estável

Consumidores mantiveram o mesmo grau de confiança no mês, embora expectativas sobre a situação financeira futura tenham piorado

Por  Roberto de Lira

O Indicador de Sentimento Econômico (ESI, na siga em inglês) ficou relativamente estável em outubro tanto na zona do euro como em toda a União Europeia, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (30) pela Comissão Europeia. O indicador para a área da moeda comum caiu 0,1 ponto no mês, para 93,3 pontos, enquanto o dado do bloco econômico como um todo evoluiu 0,2 ponto, para 93,1 pontos.

Ainda segundo a Comissão Europeia, o Indicador de Expectativas de Emprego (EEI) também se manteve estável em ambas as áreas queda de 0,1 ponto na zona do euro (para 102,8 pontos) e recuo de 0,3 ponto (para 102,3 ponto) na EU. Ou seja, ao contrário do ESI, o EEI continuou a pontuar acima da sua média de longo prazo.

A leitura globalmente estável do ESI foi resultado líquido da menor confiança no comércio varejista e do aumento da confiança nos serviços. Já a confiança na indústria, na construção e entre os consumidores manteve-se praticamente inalterada no mês.

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

A confiança dos consumidores manteve-se inalterada (0,0 ante setembro, com 17,9 pontos), resultante da melhoria da percepção dos consumidores sobre a situação financeira passada das suas famílias e das intenções de efetuar grandes compras, que foram compensadas pelo agravamento das expectativas sobre a sua situação financeira futura e a situação económica geral do seu país . O indicador veio em linha com o consenso Refinitiv.

No entanto, o indicador de incerteza econômica da Comissão Europeia aumentou novamente em Outubro (+1,1 pontos para 22,2 pontos), à medida que a incerteza dos gestores sobre a sua situação empresarial futura na construção, bem como a incerteza dos consumidores sobre a sua situação financeira futura aumentaram acentuadamente.

A incerteza nos serviços aumentou ligeiramente, mantendo-se globalmente estável na indústria e no comércio a retalho.

Entre as maiores economias da União Europeia, o sentimento econômico melhorou na Polônia (+1,4 ponto), Espanha (+1,2) e Alemanha (+0,5). Em contrapartida, o sentimento deteriorou-se acentuadamente na França (-2,9 pontos) e, em menor grau, na Itália (-0,9). O ESI se manteve inalterado na Holanda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe