Sentimento econômico na zona do euro tem pouca alteração e confiança do consumidor fica estável

Consumidores mantiveram o mesmo grau de confiança no mês, embora expectativas sobre a situação financeira futura tenham piorado

Roberto de Lira

(Christian Lue/Unsplash)

Publicidade

O Indicador de Sentimento Econômico (ESI, na siga em inglês) ficou relativamente estável em outubro tanto na zona do euro como em toda a União Europeia, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (30) pela Comissão Europeia. O indicador para a área da moeda comum caiu 0,1 ponto no mês, para 93,3 pontos, enquanto o dado do bloco econômico como um todo evoluiu 0,2 ponto, para 93,1 pontos.

Ainda segundo a Comissão Europeia, o Indicador de Expectativas de Emprego (EEI) também se manteve estável em ambas as áreas queda de 0,1 ponto na zona do euro (para 102,8 pontos) e recuo de 0,3 ponto (para 102,3 ponto) na EU. Ou seja, ao contrário do ESI, o EEI continuou a pontuar acima da sua média de longo prazo.

A leitura globalmente estável do ESI foi resultado líquido da menor confiança no comércio varejista e do aumento da confiança nos serviços. Já a confiança na indústria, na construção e entre os consumidores manteve-se praticamente inalterada no mês.

Continua depois da publicidade

A confiança dos consumidores manteve-se inalterada (0,0 ante setembro, com 17,9 pontos), resultante da melhoria da percepção dos consumidores sobre a situação financeira passada das suas famílias e das intenções de efetuar grandes compras, que foram compensadas pelo agravamento das expectativas sobre a sua situação financeira futura e a situação económica geral do seu país . O indicador veio em linha com o consenso Refinitiv.

No entanto, o indicador de incerteza econômica da Comissão Europeia aumentou novamente em Outubro (+1,1 pontos para 22,2 pontos), à medida que a incerteza dos gestores sobre a sua situação empresarial futura na construção, bem como a incerteza dos consumidores sobre a sua situação financeira futura aumentaram acentuadamente.

A incerteza nos serviços aumentou ligeiramente, mantendo-se globalmente estável na indústria e no comércio a retalho.

Continua depois da publicidade

Entre as maiores economias da União Europeia, o sentimento econômico melhorou na Polônia (+1,4 ponto), Espanha (+1,2) e Alemanha (+0,5). Em contrapartida, o sentimento deteriorou-se acentuadamente na França (-2,9 pontos) e, em menor grau, na Itália (-0,9). O ESI se manteve inalterado na Holanda.