Índice de sentimento do investidor na Zona do Euro é o menor desde maio de 2020

O Indicador Sentix atingiu -38,3 pontos em outubro, devido a incertezas contínuas sobre a crise energética no continente

Roberto de Lira

(Shutterstock)

Publicidade

O índice de sentimento do investidor na Zona do Euro atingiu -38,3 pontos em outubro e bateu no patamar mais baixo desde maio de 2020, informou o grupo de pesquisas Sentix nesta segunda-feira (10). Especificamente na Alemanha, sede do grupo, o dado caiu pela 4ª vez consecutiva e marcou nova baixa histórica.

Segundo o Sentix, as incertezas contínuas sobre crise energética no continente com a aproximação do inverno tem piorado o nível de sentimento dos investidores, especialmente após as notícias de possível sabotagem nos oleodutos Nord Stream. Além das preocupações econômicas, agora há também uma probabilidade crescente de uma escalada do conflito militar na Ucrânia.

Globalmente, o grupo de pesquisas vê há poucas razões para esperança, uma vez que apenas a China parece estar se estabilizando um pouco no momento, do ponto de vista econômico.

Continua depois da publicidade

A avaliação da situação atual do Sentix caiu 9 pontos em outubro ante setembro, para -35,5, na pior leitura desde agosto de 2020. Já o índice de expectativas foi a -41 pontos e é o mais baixo desde dezembro de 2008. Segundo os pesquisadores, as pontuações significam claramente que a economia está entrando em recessão.

Para os Estados Unidos, a desaceleração captada é muito mais moderada, o que provavelmente se deve ao fato de a economia americana estar se beneficiando da emergência europeia e da guerra na Ucrânia.

No entanto, a perda de dinamismo económico continua também nos EUA. O índice geral caiu para -12,6 pontos e a situação é negativa pela primeira vez desde fevereiro de 2021. As expectativas também caíram ligeiramente, para -24,3 pontos.

Continua depois da publicidade

A Sentix pesquisa semanalmente cerca de 5 mil investidores de mais de 20 países sobre suas expectativas para os mercados financeiros, bem como para a evolução econômica e suas ações de portfólio.