Reino Unido não pode gastar aquilo que não ganha e pagará dívidas, diz ministro

Para Jeremy Hunt disse que quer reduzir impostos e que a melhor forma de cortar os gastos do governo é diminuindo a inflação

Estadão Conteúdo

Publicidade

O ministro de Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, afirmou que o país entende que não pode “gastar aquilo que não ganhamos e vamos pagar nossas dívidas”. A fala, referente à dívida de 133 bilhões de libras ao Banco da Inglaterra, foi feita nesta quarta-feira (23), durante sabatina no Comitê do Tesouro.

Hunt ressaltou que se considera “um conservador que acredita na redução de impostos” e justificou recentes gastos do governo “como decisões difíceis”, por exemplo, a implementação dos 5 bilhões de libras em assistência social. “A melhor forma de reduzir os gastos de governo é diminuindo a inflação”, opinou.

Ele ainda se defendeu sobre as críticas quanto ao seu posicionamento sobre relações próximas à União Europeia, afirmando que o governo desconsidera qualquer movimento que se afaste do Acordo de Comércio e Cooperação e da soberania do Reino Unido, e defendeu também a independência do Banco da Inglaterra, incluindo a transição do quantitative easing (QE) para o quantitative tightening (QT).