Produção industrial na Alemanha recua 3,4% em março ante fevereiro

Na comparação com março de 2022, a produção da indústria ainda foi 1,8% maior; indústria automotiva puxou queda mensal

Roberto de Lira

Fábrica da BMW na Alemanha (Sean Gallup/Getty Images)
Fábrica da BMW na Alemanha (Sean Gallup/Getty Images)

Publicidade

A produção industrial da Alemanha em março caiu 3,4% em termos reais ante fevereiro, de acordo com dados com ajustes sazonais divulgados nesta segunda-feira (8) pelo Destatis, o instituto de estatísticas oficial do país.

Na comparação com março de 2022, a produção da indústria ajustada ao calendário foi 1,8% maior. Excluindo energia e construção, o indicador cresceu 3,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Em fevereiro o indicador mensal tinha apontado para uma alta de 2,1%, segundo dados revisados para cima (o anterior era de 2,0%). Considerando o 1º trimestre de 2023, a produção da indústria alemã foi 2,5% maior ante o mesmo período de 2022..

Continua depois da publicidade

Segundo o Destatis, a indústria automobilística teve uma contribuição particularmente grande para a queda na produção geral no mês, com retração de 6,5% em março, após alta de 6,9% em fevereiro.

As quedas na fabricação de máquinas e equipamentos (-3,4%) e na construção civil (-4,6%) também responderam por grande parte do recuo gera.

A produção de bens de capital recuou 4,4% em março, ao indicador de bens intermediários encolheu 3,5% e a produção de bens de consumo caiu 0,1% em março de 2023 na comparação com o mês anterior. Já a produção de energia aumentou 0,8% em relação ao mês anterior.