Produção industrial da zona do euro cai mais do que o esperado em dezembro

Economistas ouvidos pela Reuters esperavam queda de 1% na comparação mensal e de 0,3% anualmente.

Reuters

Publicidade

BRUXELAS (Reuters) – A produção industrial da zona do euro encolheu mais do que o esperado em dezembro pressionada pela queda na fabricação de bens de capitais e de consumo não duráveis, mostraram dados nesta segunda-feira, confirmando a contração econômica da zona do euro no quarto trimestre.

O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que a produção nos 19 países que compartilham o euro caiu 1,6% no comparativo mensal e 0,8% no comparativo anual, já que grande parte da economia foi fechada para evitar a propagação da pandemia de Covid-19.

Economistas ouvidos pela Reuters esperavam queda de 1% na comparação mensal e de 0,3% anualmente.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A produção de bens de capital, usada para investimentos, recuou 3,1% no mês e na comparação anual, enquanto a produção de bens de consumo não duráveis ​–geralmente alimentos ou roupas– recuou 0,6% no mês e 3,9% no ano.

De outro lado, houve aumento da produção em bens intermediários e bens de consumo duráveis.

O Eurostat estimou no início deste mês que a economia da zona do euro contraiu 0,7% no trimestre, para uma queda de 5,1% no comparativo anual, e economistas esperam outra queda do PIB nos primeiros três meses deste ano em meio a contínuos bloqueios econômicos.

Continua depois da publicidade

Já pensou em ser um broker? Esta série gratuita do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Deixe seu e-mail abaixo para assistir.