Prévia do PIB, IBC-Br sobe 0,44% em setembro, acima do esperado pelos economistas

Assim, o terceiro trimestre terminou com um avanço de 0,91% na atividade frente o segundo trimestre, segundo os dados dessazonalizados.

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, teve alta de 0,44% em setembro na comparação com agosto, conforme informado pelo BC na manhã desta quinta-feira (14).

O resultado ficou acima do esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg; o consenso apontava para uma variação positiva de 0,30%.

Assim, o terceiro trimestre terminou com um avanço de 0,91% na atividade frente o segundo trimestre, segundo os dados dessazonalizados.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na comparação com setembro de 2018, o IBC-Br subiu 2,11%, enquanto no acumulado em 12 meses o índice teve alta de 0,99%, de acordo com dados observados.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução mensal da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Continua depois da publicidade

Ele foi criado pelo BC para mostrar a tendência de evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado trimestralmente.

(Com Agência Brasil)

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta na XP Investimentos clicando aqui