Economia

“Prévia” do PIB, IBC-Br sobe 0,18% na comparação mensal, acima do esperado pelo mercado

A estimativa mediana em pesquisa Bloomberg era de queda de 0,05% na base mensal, depois de avançar 0,17% na medição anterior. 

arrow_forwardMais sobre
(Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO -O Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br), considerado prévia do PIB, registrou alta de 0,18% em novembro na comparação mensal, conforme dado divulgado na manhã desta quinta-feira (16). O resultado ficou acima das expectativas do mercado.

O resultado foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes).

A estimativa mediana em pesquisa Bloomberg era de queda de 0,05% no período, depois de avançar 0,17% na medição anterior.

Aprenda a investir na bolsa

Na comparação com novembro de 2018, o índice apresentou crescimento de 1,10%, ante expectativa de alta de 0,90%.

Novembro foi o quarto mês seguido de crescimento da atividade econômica, conforme apontam os números do BC. No acumulado de 2019 até novembro, foi registrada uma alta de 0,95%. Já em 12 meses até novembro, houve um crescimento de 0,90%.

Vale destacar que o indicador era bastante esperado pelos investidores após uma bateria de indicadores (de produção industrial, serviços e varejo) abaixo do esperado, que tinha reforçado a expectativa por corte da Selic, taxa básica de juros. Assim, a leitura positiva pode diminuir a expectativa de um corte mais expressivo dos juros.

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta na XP Investimentos clicando aqui