Preços de bens de capital na China mostram queda em outubro

De uma lista com os 50 principais produtos acompanhados pelas autoridades, 37 reportaram preços mais baixos nos últimos 10 dias

Roberto de Lira

(Getty Images)

Publicidade

A maioria dos bens de capital monitorados pelas autoridades estatísticas da China registrou preços mais baixos em meados de outubro em comparação com o início do mês, mostraram dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (25).

Dos 50 principais produtos classificados em nove categorias, incluindo tubos de aço sem costura, gasolina, carvão, fertilizantes e outro produtos químicos, 37 reportaram preços mais baixos neste período, 8 registaram aumentos de preços e cinco viram o seu preço inalterado, de acordo com o escritório nacional de estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

Os dados revelaram que os preços da carne suína caíram 1,9%, os da soja recuaram 0,4%, e os do amendoim retraíram 3% em meados de outubro, em comparação com o início do mês.

Continua depois da publicidade

Durante o mesmo período, o preço do gás natural liquefeito (GNL) aumentou 5,7%.

Os dados são divulgados a cada 10 dias e se baseiam em pesquisa feita com cerca de 2 mil atacadistas e distribuidores em 31 províncias de todo o país.