PMI industrial da China sobe para 50,8 em dezembro, com sinais firmes da demanda

Pesquisa mensal apontou aumentos na produção e encomendas, mas ritmo fraco de exportações

Roberto de Lira

(Shutterstock)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China ficou praticamente estável entre novembro e dezembro, subindo ligeiramente, de 50,8 para 50,7 em um mês, conforme dados da pesquisa mensal da S&P Global em parceria com o Caixin.

Segundo a pesquisa, as empresas chinesas sinalizaram aumentos mais fortes na produção e novas encomendas em meio a relatos de demanda mais firme. No entanto, os novos negócios de exportação caíram ao ritmo mais fraco dos últimos seis meses.

Ainda segundo o Caixin, a confiança empresarial relativamente a 2024 permaneceu historicamente moderada e as empresas mantiveram uma abordagem cautelosa sobre o emprego, uma vez que os níveis de pessoal caíram pelo quarto mês consecutivo.

Continua depois da publicidade

Além disso, a pressões sobre os custos continuaram a mostrar moderação no final de 2023, com os custos médios de produção subindo ao ritmo mais fraco desde agosto. Entretanto, as pressões competitivas do mercado fizeram com que os preços cobrados pelos fabricantes aumentassem apenas ligeiramente.

A ligeira alta do índice global foi atribuída, em parte, a um aumento mais forte nas novas encomendas durante o mês de dezembro. Embora modesto, o último aumento nas vendas globais foi o mais rápido registado desde fevereiro de 2023.