PMI industrial da China medido pelo Caixin avança em abril puxado pelo exterior

Indicador avançou de 51,1 em março para 51,4 em abril, somando assim o sexto mês seguido acima da linha média de 50,0, que separa a expansão da contração da atividade

Roberto de Lira

Contêineres no Porto de Ningbo Zhoushan, na China (cnsphoto via Reuters)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China avançou de 51,1 em março para 51,4 em abril, somando assim o sexto mês seguido acima da linha média de 50,0, que separa a expansão da contração da atividade, informou nesta terça-feira (30) a S&P Global, em parceira com o Caixin Insight Group.

Segundo a pesquisa, a melhora nas condições de demanda tem sustentado essa recente aceleração do crescimento do setor industrial. A entrada de novas encomendas se expandiu ao ritmo mais rápido em mais de um ano.

Além disso, os novos pedidos do exterior cresceram no ritmo mais rápido em quase três anos e meio. A procura do mercado global melhorou no início do segundo trimestre, de acordo com os gerentes entrevistados na pesquisa.

Continua depois da publicidade

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Segundo Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group, o aumento da demanda externa foi notável, com o indicador de novas encomendas de exportação atingindo um patamar não observado desde novembro de 2020. Ele destacou o desempenho tanto aos bens de consumo como dos bens intermediários.

No entanto, o emprego diminuiu ligeiramente. “À semelhança dos meses anteriores, o mercado de trabalho permaneceu contraído. As empresas continuaram relutantes em contratar, mantendo o subíndice correspondente em contração pelo oitavo mês consecutivo”, comentou.