PMI de serviços da França avança para 52,9 em setembro, pouco abaixo da estimativa

Empresas veem melhora na demanda por serviços en o início de novos projetos; alta da inflação e escassez de pessoal ainda preocupam

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços na França subiu de 51,2 em agosto para 52,9 em setembro sinalizando para um aumento nos níveis de atividade no final do terceiro trimestre, informou nesta quarta-feira (5) a S&P Global.

O indicador veio um pouco abaixo da estimativa de mercado: o consenso Refinitiv apontava para 53,0.

Segundo a S&P Global, a expansão no mês marca uma aceleração em relação à mínima de 16 meses de agosto, embora tenha ficado mais uma vez abaixo da média de longo prazo da série e, portanto, tenha apontado para uma recuperação suave.

Continua depois da publicidade

As empresas que participaram da pesquisa comentaram sobre a melhora na demanda por serviços e o início de novos projetos. Ao mesmo tempo, alguns negócios foram prejudicados pela alta inflação e pelas contínuas restrições de oferta.

Após uma queda em agosto – a primeira desde março de 2021 -, a quantidade de novos negócios recebidos pelos prestadores de serviços franceses voltou a crescer em setembro.

Emprego

A S&P Global pondera que o nível de confiança empresarial, embora ainda positivo, está mais fraco em relação à sua tendência histórica. “Algumas empresas estão preocupadas com o fato de que a alta inflação pode corroer o poder de compra dos clientes. Para outros, espera-se que as perspectivas em seus negócios sejam desafiadoras devido às dificuldades em lidar com a escassez de pessoal”, diz a nota sobre o PMI.

Continua depois da publicidade

No entanto, os dados da pesquisa de setembro apontaram para uma forte expansão mensal nos níveis de pessoal em todo o setor de serviços francês. “A taxa de criação de empregos acelerou da mínima de seis meses de agosto para a mais forte desde junho. A adição de novas contratações refletiu os esforços das empresas para aumentar os níveis de atividade”, comenta a responsável pela pesquisa.