PMI da China calculado pelo Caixin sobe em março para o maior nível em 13 meses

Indicador avançou de 50,9 em fevereiro para 51,1 em março, na quinta melhoria mensal consecutiva; a entrada de novas encomendas, incluindo os pedidos de exportação, cresceu a taxas aceleradas

Estadão Conteúdo

Fábrica na província chinesa de Shandong (Reuters/Siyi Liu)

Publicidade

O índice de gestores de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China subiu de 50,9 em fevereiro para 51,1 em março, informou nesta segunda-feira (1) a S&P Global, em parceira com Caixin Insight Group. Foi a quinta melhora mensal consecutiva do indicador e no ritmo mais forte em 13 meses.

A pesquisa destacou a melhora o mês das condições de demanda. A entrada de novas encomendas, incluindo os pedidos de exportação, cresceu a taxas aceleradas, à medida que as condições do mercado interno e externo melhoraram, de acordo com os entrevistados no levantamento.

Embora modesta, a taxa de aumento das novas encomendas de exportação foi a mais alta em pouco mais de um ano. Como resultado, os fabricantes chineses aumentaram a sua produção em março.

Continua depois da publicidade

A Capital Economics avalia que o aumento considerável dos PMIs de março da China – tanto o do Caixin como o oficial, também divulgado hoje – são consistentes com uma melhora na dinâmica econômica e com a recuperação da indústria do país.

A análise alerta, no entanto, que a recuperação deverá continuar no curto prazo, mas não será duradoura e que a economia irá enfraquecer novamente até ao final do ano.

“Dados os ventos favoráveis no curto prazo decorrentes dos estímulos, o crescimento deverá continuar a ter um desempenho razoavelmente bom no curto prazo. Mas assim que o apoio político for reduzido, provavelmente no final deste ano, os ventos estruturais contrários significam que a economia deverá abrandar novamente”, diz relatório da consultoria

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.