PMI composto dos EUA em maio é o mais alto desde abril de 2022

Setor dos serviços liderou a recuperação, com o PMI passando de 51,3 em abril para 54,8 em maio, reportando assim o maior aumento da produção em um ano; PMI industrial passou de 50,0 para 50,9

Roberto de Lira

Consumidores em outlet de Nova York - 24/11/2023 (Foto: Vincent Alban/Reuters)

Publicidade

O índice de gerente de compras (PMI na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos avançou forte, de 51,3 em abril para 54,4 em maio, atingindo assim seu valor mais elevado desde abril de 2022, informou nesta quinta-feira (23) a S&P Global. O dado sinaliza uma melhora do desempenho econômico no segundo trimestre de 2024.

Segundo a pesquisa, o setor dos serviços liderou a recuperação, como PMI passando de 51,3 em abril para 54,8 em maio, reportando assim o maior aumento da produção em um ano. O dado veio bem acima do projetado pelo consenso LSEG de analistas, que estimava estabilidade do PMI em 51,3.

Diversifique investindo no Brasil e no exterior usando o mesmo App com o Investimento Global XP

Continua depois da publicidade

A indústria transformadora também apresentou um crescimento forte. Segundo o levantamento, o indicador industrial passou de 50,0 para 50,9 entre abril e maio, batendo assim o terceiro recorde seguido e atingindo o maio patamar em 20 meses. Os analista também previam estabilidade nesse indicador.

Segundo a S&P Global, embora as empresas tenham continuado a registar uma redução do emprego, a taxa de perdas moderou, num contexto de melhoria da confiança empresarial para o próximo ano e de maiores entradas na carteira de encomendas.

Entretanto, tanto os custos de produção como os preços dos produtos aumentaram a taxas mais rápidas, tendo a indústria transformadora assumido o papel de principal fonte de crescimento dos preços nos últimos dois meses.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, a taxa global de inflação dos preços de venda permaneceu abaixo da média observada no ano passado.

Segundo Chris Williamson, economista chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, o interessante é que o principal ímpeto inflacionário vem agora da indústria e não dos serviços.

“O que significa que as taxas de inflação dos custos e dos preços de venda estão agora um pouco elevadas em relação aos padrões pré-pandêmicos em ambos os setores, sugerindo que o percurso final até o alvo de 2% do Fed [a meta de inflação] ainda parece difícil de atingir.”