PIB dos EUA salta 33,1% no 3º tri depois de desabar mais de 30%: o que explica essas variações?

Segundo o consenso Bloomberg, a expectativa mediana dos economistas para o dado era de alta de 32%

Ricardo Bomfim

Bandeira dos Estados Unidos

Publicidade

SÃO PAULO – O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos teve um crescimento de 33,1% no terceiro trimestre de 2020 na comparação com o segundo trimestre em termos anualizados, mostrou a primeira estimativa do Departamento de Comércio do país nesta quarta-feira (29).

Segundo o consenso Bloomberg, a expectativa mediana dos economistas para o dado era de avanço de 32%.

Apesar do dado ser muito alto, vale lembrar que a metodologia utilizada pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) dos EUA é diferente da que é usada pelos demais países do mundo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O método dos americanos é o cálculo da variação trimestral com ajuste sazonal anualizado. A variação resultante é elevada à quarta potência.

Diversas publicações técnicas criticam este método, pois pode superestima variações e provocar distorções em períodos específicos, como dito neste vídeo.

View this post on Instagram

Nesta quinta (29), os EUA reportaram um crescimento de 33,1% no 3º trimestre de 2020 na comparação com o 2º trimestre, em termos anualizados. O que isso significa? O repórter Ricardo Bomfim explica, no vídeo, por que as oscilações no PIB americano são muito mais fortes do que as do brasileiro e outros países.

A post shared by InfoMoney (@infomoney) on

No segundo trimestre, havia sido registrada uma retração de 31,4% no indicador. Nos primeiros três meses de 2020 o PIB dos EUA já havia sofrido uma contração de 5%.

Continua depois da publicidade

Este dado dá a dimensão da retomada econômica posterior ao impacto inicial do coronavírus.

Quer descobrir como alguns investidores conseguem rentabilidades maiores que as suas? Assista de graça ao treinamento do professor Leandro Rassier para o InfoMoney

Ricardo Bomfim

Repórter do InfoMoney, faz a cobertura do mercado de ações nacional e internacional, economia e investimentos.