PIB da China avança 3% em 2022, segunda pior taxa desde 1976

Economia avançou 2,9% no quarto trimestre do ano passado ante o mesmo período de 2021, acima da estimativa de 1,8% do consenso Refinitiv

Roberto de Lira

(Getty Images)

Publicidade

O produto interno bruto (PIB) da China cresceu 2,9% no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. A final do ano passado, o PIB chinês alcançou 121,020 trilhões de yuans (cerca de US$ 17,95 trilhões) 3% acima do verificado em 2021. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Escritório Nacional de Estatísticas (NBS).

Embora o ritmo de expansão da economia tenha sido mais lento do que os 3,9% observados no terceiro trimestre, a taxa de crescimento superou a estimativa de alta de 1,8% do consenso Refinitiv. A meta oficial era de +5,5%.

A taxa de crescimento do PIB anual foi a segunda pior do país desde 1976, último ano da Revolução Cultural, ficando atrás apenas dos 2,2% de 2020, primeiro ano da pandemia. Em 2021, a economia havia crescido 8,1%.

Continua depois da publicidade

Kang Yi, chefe do NBS, disse em entrevista que a economia nacional continuou a se desenvolver, apesar da pressão descendente. “A produção econômica atingiu um novo nível, o emprego e os preços ficaram geralmente estáveis, a vida das pessoas melhorou continuamente, novas conquistas foram garantidas no desenvolvimento de alta qualidade e o desenvolvimento econômico e social geral estava estável e saudável, afirmou.

No entanto, ele ponderou que a base da recuperação econômica doméstica não é sólida, pois a situação internacional ainda é complicada e severa, enquanto a pressão tripla doméstica de contração da demanda, choque de oferta e enfraquecimento das expectativas ainda está se aproximando.