Pedidos de hipotecas nos EUA caem 3,7% na semana e taxa de juros avança para 6,91%

Para associação do setor, temores de que o Federal Reserve decida não cortar juros no curto prazo intimidam investidores

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos caíram 3,7% na semana encerrada em 26 de maio em relação à semana anterior, de acordo com a pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa de juros média para hipotecas de 30 anos subiu de 6,69% para 6,91% em uma semana, o nível mais alto desde novembro.

O índice de refinanciamento diminuiu 7% em relação à semana anterior e está 45% abaixo do observado na mesma semana do ano passado.

O índice de compras ajustado sazonalmente caiu 3% em relação à semana anterior, enquanto o índice não ajustado recuou 4% e continua 31% menor do que na mesma semana do ano anterior.

Continua depois da publicidade

Segundo Mike Fratantoni, vice-presidente sênior e economista-chefe da MBA, a inflação ainda está muito alta nos Estados Unidos e os dados econômicos recentes estão começando a convencer os investidores de que o Federal Reserve não cortará suas taxas tão cedo.

“Os volumes de aplicação para empréstimos de compra e refinanciamento diminuíram na semana passada devido a essas taxas mais altas. Enquanto a demanda de refinanciamento é quase inteiramente impulsionada pelo nível das taxas, o volume de compras continua limitado pela falta de casas no mercado”, comentou em nota.