Pedidos de hipotecas nos EUA caem 1,9% na semana; taxa fixa de 30 anos recua para 6,41%

Embota a taxa esteja bem abaixo do pico de 7,16% de novembro, ainda está mais de 3 p.p. acima da verificada no final de 2021

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos diminuíram 1,9 % na semana encerrada em 2 de dezembro em relação à semana anterior, de acordo com dados sazonalmente ajustados da Mortgage Bankers Association (MBA). Sem ajustes, o índice aumentou 36% em comparação com a semana anterior. Em uma semana, a taxa das hipotecas de 30 anos caiu 8 pontos-base, de 6,49% para 6,41%.

Segundo a MBA, o índice de refinanciamento subiu 5% em relação à semana anterior, mas ainda está 86% abaixo do verificado na mesma semana do ano anterior. Já o índice de compras caiu 3% em relação à semana anterior e se encontra em patamar 40% inferior ao do ano passado.

Segundo Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto da MBA, a atividade de compra desacelerou na semana passada, com uma queda nos pedidos de compra convencionais parcialmente compensados por um aumento nos pedidos de empréstimo.

Continua depois da publicidade

“O tamanho médio do empréstimo para aplicações de compra caiu para US$ 387.300, seu nível mais baixo desde janeiro de 2021. A redução foi consistente com aplicações governamentais ligeiramente mais fortes e um ambiente de preços imobiliários em rápido resfriamento”, comentou.

Sobre o recuo contínuo das taxas, Kan destacou que a taxa fixa de 30 anos já está abaixo da verificada em outubro, quando atingiu 7,16%.  Mas a taxa ainda está mais de  três pontos porcentuais acima da observada em dezembro de 2021.