Pedidos de hipoteca nos EUA voltam a crescer na semana e taxas têm ligeira alta

Segundo a MBA, mercado reagiu a sinais mistos em relação à inflação e aos próximos movimentos de política do Fed

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 3,2% na semana encerrada em 9 de dezembro em relação à semana anterior, de acordo com dados sazonalmente ajustados da Mortgage Bankers Association (MBA). Em uma semana, a taxa das hipotecas experimentou uma ligeira alta, de 6,41% para 6,42%.

O índice de refinanciamento aumentou 3% em relação à semana anterior, mas ainda está 85% mais baixo do que na mesma semana do ano passado.

Joel Kan, vice-presidente e vice-economista-chefe da MBA, destacou em nota que as as taxas de hipoteca aumentaram ligeiramente após um mês de quedas, pois os mercados financeiros reagiram a sinais mistos em relação à inflação e aos próximos movimentos de política monetária do Federal Reserve.

Continua depois da publicidade

“As aplicações gerais aumentaram, impulsionadas por aumentos na atividade de compra e refinanciamento. No entanto, com taxas mais de três pontos percentuais mais altas do que no ano anterior, tanto as aplicações de compra quanto as de refinanciamento ainda estão bem atrasadas em relação ao ritmo do ano passado”, disse Kan

Para ele, a moderação contínua na evolução dos preços das casas, juntamente com novas quedas nas taxas de hipoteca, podem encorajar mais compradores a retornar ao mercado nos próximos meses.