Payroll: EUA criam 275 mil vagas de emprego em fevereiro, mais que o esperado

Estimativa dos analistas, de acordo com consenso LSEG, era de criação de 200 mil vagas no mês; taxa de desemprego subiu para 3,9%, após três meses de estabilidade em 3,7%

Roberto de Lira

Vista de Nova York (Reuters/Shannon Stapleton)

Publicidade

Os Estados Unidos criaram 275 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês de fevereiro, mais que o esperado pelos analistas, segundo dados do payroll divulgados nesta sexta-feira (8) pelo Departamento do Trabalho.

A estimativa dos analistas, de acordo com consenso LSEG, era de criação de 200 mil vagas no mês.

A taxa de desemprego subiu para 3,9%, após três meses de estabilidade em 3,7% e superou a estimativa dos analistas, que esperavam manutenção.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O número de desempregados nos EUA aumentou em 334 mil no mês, para 6,5 milhões. Um ano antes, a taxa de desemprego era de 3,6% cento e o número de desempregados era de 6,0 milhões.

A taxa de participação da população ativa foi de 62,5% pelo terceiro mês consecutivo.

Em fevereiro, o salário médio por hora de todos os trabalhadores em folhas de pagamento privadas não agrícolas aumentou 5 centavos, para US$ 34,57 dólares, após um aumento de 18 centavos em janeiro. O rendimento médio por hora aumentou 0,1% em fevereiro e 4,3% ao longo do ano.

Continua depois da publicidade

Foram anunciadas revisões para baixo nos relatórios de dezembro e janeiro. Em dezembro houve redução de 43 mil no número anunciado, de uma criação de 333 mil vagas 290 mil vagas. A variação de janeiro foi revista em -124.000, de 353 mil para 229.000. Com estas revisões, o emprego em dezembro e janeiro combinados ficou 167.000 inferior ao reportado anteriormente.