Participação da Rússia nas importações de energia da UE cai para 15,1% entre 1° e 3° trimestres do ano

No terceiro trimestre deste ano, as importações de energia dos Estados Unidos para a UE representaram 12,2% do total e as do Reino Unido 7,7%

Roberto de Lira

Publicidade

A participação da Rússia nas importações de energia da União Europeia caiu mais de 10 pontos porcentuais entre o primeiro e o terceiro trimestres de 2022, de 25,5% para 15,1%, informou hoje o Eurostat, escritório de estatísticas da UE.

Segundo os dados, mesmo com a agressão militar russa contra a Ucrânia em fevereiro, considerando valores ajustados de sazonalidade, a participação da Rússia nas importações mostrou-se bastante estável até o primeiro trimestre do ano (entre 26,0% e 27,6%), mas passou a encolher desde então. O motivo foi a interrupção do comércio internacional de mercadorias, em particular o de produtos energéticos.

No segundo trimestre, a participação conjunta dos Estados Unidos e do Reino Unido já foi 1,4 ponto porcentual superior à da Rússia, e essa diferença aumentou para 4,8 p.p. no terceiro trimestre de 2022.

Continua depois da publicidade

No terceiro trimestre deste ano, as importações dos Estados Unidos para a UE representaram 12,2% do total e as do Reino Unido 7,7%.