Massa, Milei ou Bullrich? 66% dos argentinos já votaram para presidente nas eleições deste domingo (22)

Votação segue até 18 horas; resultados preliminares devem ser conhecidos por volta das 22h30

Equipe InfoMoney

Publicidade

A uma hora do fim do pleito, que encerra às 18h, 66% dos eleitores habilitados compareceram às urnas até 16h para escolher o próximo presidente da Argentina, de acordo com a Cámara Nacional Electoral. Nas eleições primárias de agosto, no mesmo horário, a adesão era 4,5 pontos percentuais menor, segundo o jornal Clarín.

No páreo, despontam três candidatos: o ministro da Economia Sergio Massa, da coligação União Pela Pátria; o economista ultraliberal Javier Milei, do A Liberdade Avança; e a ex-ministra da Segurança Patricia Bullrich, do Juntos Pela Mudança.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Argentinos vão às urnas em meio a caos econômico e com perspectiva de disputa seguir no 2° turno

Todos os três já votaram. Milei, que completa 53 anos hoje, chegou de carro à Universidad Tecnológica Nacional (UTN), no bairro Almagro, em Buenos Aires, e foi recebido por uma multidão cantando “Parabéns a você”. Depois de algum tumulto, conseguiu entrar para depositar seu voto. “Estamos em condições de fazer o melhor governo da história”, disse.

Massa, por sua vez, votou em Tigre e evitou comentar possíveis resultados. “A Argentina continua na segunda-feira. Nossa responsabilidade é cuidar dos argentinos, de seu trabalho e de suas economias. Todo o resto faz parte de tentar influenciar de alguma forma a vontade do povo, causando medo”, disse na saída.

Continua depois da publicidade

Já Patricia Bullrich votou em La Rural, um centro de eventos em Buenos Aires. “É uma sensação impressionante representar tanta gente que está em sintonia com nossa proposta”, disse, reportou o Clarín.

Segundo especialistas consultados pela imprensa local, as pesquisas dos últimos meses mostram que é grande a possibilidade de a disputa terminar só em um segundo turno entre os dois candidato com mais votos. A nova votação aconteceria em 19 de novembro.

Pelas regras eleitorais da Argentina, quem obtiver 45% dos votos válidos ou alcançar um patamar de 40% com uma diferença mínima de 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado será considerado o vencedor. Praticamente nenhum levantamento anterior colocou qualquer dos pleiteantes ao cargo nessa posição.

Continua depois da publicidade

A votação segue até 18 horas. Tomando por base o que ocorreu nas eleições primárias (PASO) em agosto, os resultados preliminares deste domingo devem ser conhecidos por volta das 22h30. A divulgação de pesquisas e enquetes está proibida até 21 horas.