Maioria dos principais bens de capital da China tiveram alta de preços no final de julho

Segundo dados oficiais, de uma lista de 50 produtos, 39 mostram preços mais altos, sete tiveram queda e quatro permaneceram inalterados

Roberto de Lira

(Getty Images)

Publicidade

A maioria dos bens de capital monitorados pelas autoridades da China registraram preços mais altos no final de julho em comparação com meados do mês, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (4).

De uma lista dos 50 principais produtos classificados em nove categorias, incluindo tubos de aço sem costura, gasolina, carvão, fertilizantes e alguns produtos químicos, 39 tiveram preços mais altos no período, sete mostraram quedas de preços e quatro permaneceram inalterados, de acordo com o escritório nacional de estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

O preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) subiu 6,1% no final de julho em comparação com o levantamento anterior, enquanto o preço do gás natural liquefeito (GNL) caiu 3,3%. O preço das barras de aço subiu 1,8% e o do carvão vegetal avançou 6,9%.

Continua depois da publicidade

Durante o mesmo período, o preço dos suínos, importantes para a indústria alimentícia local, subiu 8,6%, revelaram os dados do NBS. Mas esses preços ainda estão 29,5% mais baixos que os registrados um ano antes. As autoridades esperam que atual situação de excesso de oferta seja aliviada no terceiro trimestre.

Os números dos bens de capital, divulgados a cada 10 dias, são baseados em uma pesquisa com quase 2.000 atacadistas e distribuidores em 31 regiões provinciais em todo o país.