Maioria dos bens de capital da China têm alta de preços no início de setembro

Dos 50 principais produtos monitorados em nove categorias, 43 reportaram preços mais elevados no período e 7 tiveram recuos

Roberto de Lira

Publicidade

A maioria dos bens de capital monitorados pelas autoridades estatísticas da China mostrou preços mais altos no início de setembro em comparação com o final de agosto, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (14).

Dos 50 principais produtos classificados em nove categorias, incluindo tubos de aço sem costura, gasolina, carvão, fertilizantes e outros produtos químicos, 43 reportaram preços mais elevados no período e 7 apresentaram recuos nos preços, de acordo com o NBS, o escritório nacional de estatísticas.

O preço do gás natural liquefeito (GNL), por exemplo, apresentou preços 5,2% maiores no início deste mês em comparação com o final do mês passado. O preço do ácido sulfúrico, por sua vez, subiu 20,2% no mesmo período.

Continua depois da publicidade

Já os preços dos suínos, item importante para a indústria alimentícia local, mostraram queda de 1,8% nos preços médios, de acordo com o NBS.

Os números são divulgados a cada 10 dias e se baseiam numa pesquisa feita com cerca de 2.000 atacadistas e distribuidores em 31 regiões e províncias do país.