Lula teria enviado emissário para sondar Campos Neto sobre uma recondução ao comando do BC, diz jornal

Mandato do atual presidente do BC se encerra em 2024; Campos Neto teria respondido que precisa conversar antes com Paulo Guedes

Roberto de Lira

José Cruz/Agência Brasil

Publicidade

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva teria enviado há cerca de 10 dias um emissário ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para sondar se ele aceitaria um convite formal para um segundo mandato à frente do Banco Central. O atual mandato de Campos Neto, o primeiro de um presidente da autoridade monetária com a autonomia do BC, se encerra em 2024. A informação foi publicada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal, Campos Neto respondeu que se sentia honrado, mas que precisaria conversar sobre o assunto com o ministro da Economia Paulo Guedes – que o indicou para o cargo – por ter grande apreço e consideração pelo titular da Pasta.

Até agora, ele não teria respondido à consulta feita pelo emissário. Segundo fontes da reportagem, Lula tem “enorme admiração” por Campos Neto, que seria uma figura que reúne os atributos necessários para os próximos anos: credibilidade, trânsito e interlocução junto ao mercado financeiro e habilidade política para lidar com o Congresso. Procurado, o presidente do BC não quis comentar a notícia.