Lula defende adoção do G20 Social por futuras presidências do G20

Declaração foi publicada nas redes sociais neste sábado, antes do começo da cúpula dos países mais ricos do mundo, que acontece no Rio

Reuters

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que espera que o G20 Social, criado pelo Brasil, se transforme em uma “cultura do G20”, às vésperas do início da cúpula no Rio de Janeiro.

“Nós vamos convencer outros presidentes que vão presidir o G20 para adotarem como prática fazer o G20 Social”, afirmou Lula em um vídeo publicado na plataforma X, onde aparece ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e outras autoridades.

O G20 Social é uma organização de grupos da sociedade civil formada para cobrar resultados concretos das autoridades responsáveis pelas 20 maiores economias do mundo.

A cúpula, reunida entre os dias 14 e 16 de novembro, dirige-se a líderes mundiais em declaração final com a apresentação de demandas, reivindicações e propostas ligadas ao combate à fome, pobreza e desigualdade; sustentabilidade, mudanças do clima e transição justa; e reforma da governança global.

O G20 acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.