Lucro industrial da China cai 21,4% de janeiro a março, na comparação anual

As receitas combinadas das principais empresas industriais aumentaram 0,6% ano a ano, revertendo um declínio de 1,3% de janeiro a fevereiro

Estadão Conteúdo

(Getty Images)

Publicidade

As principais empresas industriais tiveram queda em seus lucros durante o primeiro trimestre de 2023. O lucro industrial caiu 21,4% no período entre janeiro e março, na comparação com igual intervalo de 2022, informou nesta quinta-feira (27) o Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) do país. Entre janeiro e fevereiro, o recuo frente a igual período do ano anterior havia sido de 22,9%.

Segundo o departamento, , as empresas industriais com receita anual de pelo menos 20 milhões de yuans (cerca de US$ 2,9 milhões) viram seus lucros combinados atingirem cerca de 1,52 trilhão de yuans no período.

Somente em março, os lucros das principais empresas industriais caíram 19,2% ano a ano, diminuindo 3,7 pontos percentuais em relação aos primeiros dois meses, comparou o estatístico Sun Xiao, informou a agência de notícia Xinhua.

Continua depois da publicidade

As receitas combinadas das principais empresas industriais aumentaram 0,6% ano a ano, revertendo um declínio de 1,3% de janeiro a fevereiro, com a recuperação da demanda do mercado.

O setor de fabricação de equipamentos registrou um aumento ano a ano de 5,4% em termos de receita em março, enquanto o lucro caiu 7%, diminuindo 19,1 pontos percentuais em relação aos primeiros dois meses de 2023.

Impulsionados pelo aumento da produção e das vendas, os lucros das montadoras de automóveis subiram 9,1% em março, em forte contraste com uma queda de 41,7% no período de janeiro a fevereiro.

Continua depois da publicidade

O setor de produção e fornecimento de energia registrou um aumento de lucro de 41,9% em março em relação ao ano anterior, impulsionado pela demanda crescente alimentada pela recuperação econômica.