Livro Bege: Gastos de consumidores foram mais fortes que o esperado em julho e agosto, diz Fed

Sumário do Fed aponta que ocorreu a última fase da demanda reprimida por viagens de lazer da era pandêmica e que outros gastos desaceleraram

Roberto de Lira

(Crédito: Shutterstock)

Publicidade

O crescimento econômico do Estados Unidos foi considerado modesto durante os meses de julho e agosto, mas os gastos dos consumidores, especialmente na área de turismo, foram mais fortes do que o esperado, no que pode ter se configurado como a última fase da demanda reprimida por viagens de lazer da era pandêmica.

Enquanto isso, outros gastos no varejo continuaram a desacelerar, especialmente em itens não essenciais. Essas são algumas das conclusões de pesquisa feita com empresários consultados pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para o Livro Bege.

O documento, divulgado nesta quarta-feira (6) é uma espécie de sumário das condições econômicas do país e serve de base para as decisões de política monetária do BC dos Estados Unidos.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o relatório, o crescimento do emprego foi moderado em todo o país durante o período. “Embora as contratações tenham desacelerado, a maioria dos distritos (do Fed) indicou que persistiam desequilíbrios no mercado de trabalho, uma vez que a disponibilidade de trabalhadores qualificados e o número de candidatos permaneciam limitados”, diz o Livro Bege.

Segundo a pesquisa, a retenção de trabalhadores melhorou em vários distritos, mas apenas em alguns setores, como a indústria de transformação e os transportes.

O Fed informou ainda que alguns distritos destacaram nos relatórios que os consumidores podem ter esgotado as suas poupanças e que estão dependendo mais de empréstimos para apoiar suas despesas.

Continua depois da publicidade

As vendas de automóveis novos se expandiram em muitos distritos, mas isso pode ter relação com uma melhor disponibilidade de estoques do que com o aumento da demanda do consumidor.

A pesquisa apontou ainda que vários distritos também observaram melhora nos atrasos da cadeia de abastecimento e que foram mais capazes de satisfazer as encomendas existentes. Os novos pedidos permaneceram estáveis ​​ou diminuíram na maioria dos distritos, e os atrasos diminuíram à medida que a procura por bens manufaturados diminuiu.

Habitação

Segundo o Livro Bege, um setor no qual a oferta não se tornou mais disponível foi o da habitação unifamiliar. Quase todos os distritos relataram que o estoque de casas à venda permaneceu limitado. Isso acelerou a atividade de construções novas para a habitação unifamiliar.

Continua depois da publicidade

No entanto, vários distritos observaram que a construção de unidades habitacionais acessíveis estava cada vez mais desafiada por custos de financiamento mais elevados e pelo aumento dos prémios de seguro.

Os diferentes distritos do Fed relataram experiências mistas com o crescimento da procura por empréstimos. A maioria indicou que os saldos para o consumo aumentaram e alguns distritos relataram inadimplências mais elevadas nas linhas de crédito ao consumidor.

As condições agrícolas também foram mistas, mas os relatos de seca e de custos mais elevados de insumos foram generalizados. Já a atividade de energia manteve-se praticamente inalterada durante os últimos meses do verão americano

Publicidade

Ainda sobre o mercado de trabalho, as pesquisas dos distritos sugeriram que “a segunda metade do ano será diferente” ao descrever o quadro de crescimento salarial. O crescimento das pressões sobre os custos trabalhistas foi elevado na maioria dos distritos, excedendo muitas vezes as expectativas durante o primeiro semestre.

Porém, quase todos os distritos indicaram que as empresas renovaram as suas expectativas anteriormente não concretizadas de que o crescimento salarial irá abrandar amplamente no curto prazo.

Preços

A maioria dos distritos reportou um abrandamento geral do crescimento dos preços, com desaceleração mais rápida na indústria de transformação e de bens de consumo. Contudo, vários distritos destacaram aumentos acentuados nos custos de seguros de imóveis durante os últimos meses.

Continua depois da publicidade

Vários distritos mencionaram ainda que o crescimento dos preços aos produtores abrandou menos do que os preços de venda, uma vez que as empresas lutaram para transmitir as pressões sobre os custos. “Como resultado, as margens de lucro caíram em vários distritos.”