Lagarde sugere em Davos que mercados fortes são melhor defesa contra vitória de Trump

Ao comentar sobre o cenário de fragmentação global, presidente do BCE afirmou que é preciso ter força em casa, enaltecendo o funcionamento dos mercados comuns

Estadão Conteúdo

Christine Lagarde, presidente do BCE

Publicidade

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, comentou nesta sexta-feira (19) que a melhor defesa contra uma eventual vitória do ex-presidente dos EUA Donald Trump nas eleições deste ano é fortalecer o mercado comum da União Europeia.

“A melhor defesa, se queremos ver dessa forma, é o ataque. E, para atacar, precisamos ter força em casa, o que no caso da União Europeia significa garantir fortalecimento e funcionamento dos mercados comuns”, afirmou a autoridade, ao ser questionada sobre os riscos de um segundo mandato do pré-candidato republicano em um cenário de fragmentação global.

Os comentários foram feitos durante painel do Fórum Econômico Mundial, onde Lagarde falou ainda sobre perspectivas gerais para a economia em 2024 e sobre o comércio global. Também participando do painel, o ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner criticou o foco extensivo na Europa sobre as eleições dos Estados Unidos e afirmou que a melhor forma de defesa é aumentar a atratividade do bloco como parceiro comercial.