Inflação ao produtor na zona do euro tem a sexta queda mensal seguida em junho

PPI caiu 0,4% em junho ante maio e, com isso, acelerou sua retração para 3,4% na comparação anual, informou o Eurostat

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,4% em junho ante maio, a sexta queda mensal seguida. Com isso, acelerou sua retração para 3,4% na comparação anual, informou nesta quinta-feira (3) o Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Em maio, a deflação do PPI estava em 1,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

No bloco da UE como um todo, a deflação mensal também foi de 0,4%, enquanto a taxa anual ficou em -2,4% em junho.

Os preços na área da moeda comum diminuíram 0,7% entre os bens intermediários e 0,5% no setor de energia, enquanto permaneceram estáveis ​​nos bens de consumo duráveis e não duráveis, na comparação com maio. Já os preços dos bens de capital subiram 0,1%. Excluindo energia, o indicador cheio caiu 0,3% no mês.

Continua depois da publicidade

Na comparação anual, a deflação dos preços de energia chegou a 16,5%, enquanto os preços dos produtos intermediários recuaram 2,7%. Os preços aumentaram 5,2% entre os bens de capital, enquanto os preços dos duráveis subiram 5,9% e os não duráveis cresceram 8,9%. Excluindo a variação de energia, o PPI anualizado teria subido 2,5%.

As maiores quedas anuais dos preços industriais foram registradas na Irlanda (-17,1%), Bélgica (-12,4%) e Bulgária (-11,4%), enquanto os maiores aumentos foram observados na Hungria (+29,5%), Eslováquia (+18,2% ) e Eslovênia (+7,4%).