Inflação ao produtor na zona do euro cai 1,6% em março ante fevereiro e desacelera para 5,9% na leitura anual

Preços da energia caíram 4,8% em março na zona do euro na comparação com fevereiro; ante março de 2022, houve alta de 0,7%

Roberto de Lira

(Shutterstock)

Publicidade

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 1,6% em março em relação a fevereiro, segundo estimativa divulgadas nesta quinta-feira (4) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Com isso, a inflação ao produtor em bases anuais na área da moeda comum desacelerou de 13,3% em fevereiro para 5,9% em março.

O consenso Refinitiv esperava uma deflação um pouco maior na comparação mensal (-1,7%) e uma inflação anualizada em linha com a estimativa divulgada hoje (5,9%).

No bloco da União Europeia como um todo, o PPI caiu 1,6% na comparação mensal em março e desacelerou de 14,5% em fevereiro para 7,0% em março na base anual.

Continua depois da publicidade

Os preços da energia caíram 4,8% em março na zona do euro na comparação com fevereiro. Ante março de 2022, houve alta de 0,7%, mas isso representou uma forte desaceleração em relação a fevereiro, quando esses preços estavam 17,6% mais altos.