Inflação ao consumidor na zona do euro fica estável em 5,3% em agosto, segundo prévia

Núcleo da inflação também ficou em 5,3% em termos anualizados, um pouco abaixo dos 5,5% verificados em julho

Roberto de Lira

(Shutterstock)

Publicidade

O índice de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro ficou estável em 5,3% em agosto em termos anualizados, de acordo com dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. O indicador ficou um pouco acima da mediana das projeções de analistas, que estimavam inflação de 5,1%. A taxa mensal foi de 0,6%.

O núcleo da inflação, que exclui as variações de preços mais voláteis, como energia e alimentos, bebidas e fumo também ficou em 5,3% em agosto, um pouco abaixo dos 5,5% observados em julho. Na leitura mensal, o núcleo subiu 0,3%.

Entre os principais componentes da inflação na zona do euro, a prévia mostrou que os produtos da categoria alimentos, álcool e tabaco tiveram a taxa anual mais elevada em agosto, de 9,8%, abaixo dos 10,8% de julho.

Continua depois da publicidade

Os preços dos serviços, por sua vez, recuaram ligeiramente, de 5,6% em julho para 5,5% em agosto. Os bens industriais não energéticos tiveram inflação de 4,8%, ante 5,0% um mês antes e os preços de energia reduziram o ritmo de queda: -3,3% em agosto ante -6,1% em julho.