Inflação ao consumidor na zona do euro atinge 7,0% em abril, dentro do esperado

Núcleo da inflação, que exclui as variações de energia, alimentos e tabaco, ficou em 1% na comparação mensal e em 5,6% na anual

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro avançou 0,7% em abril ante março e atingiu 7,0% ante o mesmo mês do ano passado, de acordo com estimativa divulgada nesta terça-feira (2) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. A taxa anualizada ficou dentro do esperado pelo consenso Refinitiv e está acima dos 6,9% registrados em março.

O núcleo da inflação, que exclui as variações de energia, alimentos e tabaco, ficou em 1% na comparação mensal e em 5,6% na anual, pouco abaixo dos 5,7% contabilizados em março.

A inflação anualizada de alimentos, bebidas e tabaco experimentou redução, de 15,5% em março para 13,6% em abril, enquanto os preços de energia saíram de deflação de 0,9% para alta de 2,5% na mesma comparação.

Continua depois da publicidade

A inflação de serviços na área da moeda comum manteve a tendência de alta, passado de 5,1% em março para 5,2% no mês seguinte.