Índice de confiança dos consumidores nos EUA cai pelo terceiro mês seguido em outubro

Índice de expectativas se manteve abaixo de 80, nível que historicamente sinaliza uma recessão no próximo ano, diz o The Conference Board

Roberto de Lira

(ShutterstocK)

Publicidade

O Índice de Confiança do Consumidor nos Estados Unidos medido pelo The Conference Board caiu pelo terceiro mês seguido em outubro, dos 104,3 revisados de setembro para 102,6 neste mês. Ainda assim, o dado veio um pouco acima do consenso Refinitiv de analistas, que previa um índice de 100,0.

Segundo a pesquisa, o subíndice da situação atual recuou de 146,2 para 143,1 e o indicador de expectativas recuou de 76,4 para 75,6. Assim, o índice de expectativas ainda está abaixo de 80, nível que historicamente sinaliza uma recessão no próximo ano.

A pesquisa mostrou ainda que os receios dos consumidores relativos a uma recessão iminente permanecem elevados, consistentes com a projeção do Conference Board de uma contração econômica curta e superficial no primeiro semestre de 2024.

Continua depois da publicidade

Segundo Dana Peterson, economista chefe do The Conference Board, os consumidores continuaram preocupados com o aumento dos preços em geral, e com os preços dos produtos alimentares e da gasolina em particular. Eles também expressaram preocupações sobre a situação política e com as taxas de juro mais elevadas.

“As preocupações em torno da guerra e conflitos também aumentaram, no meio da recente turbulência no Médio Oriente. O declínio na confiança do consumidor foi evidente entre os agregados familiares com 35 anos ou mais, e não se limitou a qualquer grupo de rendimento”, disse Peterson.

As expectativas de inflação média em 12 meses aumentaram em outubro para 5,9%, depois de se terem mantido estáveis em 5,7% nos últimos três meses.