Greve de ferrovias no Canadá ameaça cadeia de suprimentos nos EUA

Falta de acordo com sindicatos levou à parada nas empresas CN e CPKC; paralisação deve prejudicar embarques de grãos, potássio e carvão, além de desacelerar o transporte de petrolíferos, químicos e automóveis

Reuters

Trabalhadores protestam perto da Canadian National Railway Co. - 22/08/2024 (Foto: Jesse Winter/Reuters)
Trabalhadores protestam perto da Canadian National Railway Co. - 22/08/2024 (Foto: Jesse Winter/Reuters)

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(Reuters) – As duas principais ferrovias do Canadá bloquearam a entrada de mais de 9.000 trabalhadores sindicalizados, desencadeando uma paralisação ferroviária sem precedentes que pode causar prejuízos econômicos de bilhões de dólares e perturbar as cadeias de suprimentos da América do Norte.

As empresas Canadian National Railway (CN) e Canadian Pacific Kansas City (CPKC) e o sindicato Teamsters culparam-se mutuamente pela paralisação do trabalho, depois que várias rodadas de negociações não conseguiram chegar a um novo acordo.

As duas ferrovias disseram que negociaram de boa fé e fizeram várias ofertas com melhores salários e condições de trabalho. “Apesar de nossos melhores esforços, está claro que um resultado negociado com o TCRC não está ao nosso alcance”, disse a CPKC.

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Até o momento, o governo canadense pediu às ferrovias e ao sindicato que trabalhassem juntos e chegassem a um acordo, optando por não usar seu poder de encaminhar a disputa para arbitragem obrigatória.

François Laporte, presidente do Teamsters Canada, disse aos repórteres do lado de fora da sede da CN em Montreal que ele não esperava que o governo forçasse os trabalhadores à arbitragem. “Acreditamos que isso deve ser resolvido na mesa de negociação”, disse Laporte em frente aos trabalhadores da CN que faziam piquete.

Mas as interrupções estavam aumentando.

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Dezenas de milhares de pessoas que dependem de certas linhas de trens urbanos para as cidades de Toronto, Vancouver e Montreal também foram afetadas pelos bloqueios, já que toda a circulação de trens nessas linhas de propriedade da CPKC foi interrompida.

Custos e impactos da parada

Grupos empresariais e indústrias deram o alarme sobre uma paralisação que, segundo eles, aumentaria os custos e levaria a “consequências devastadoras”.

A agência de classificação Moody’s disse na quarta-feira que a paralisação poderia custar mais de US$ 250 milhões por dia.

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A paralisação deverá prejudicar os embarques de grãos, potássio e carvão, além de desacelerar o transporte de produtos petrolíferos, produtos químicos e automóveis.

Reivindicações trabalhistas

A paralisação que deixou milhares de trabalhadores, incluindo condutores, engenheiros de locomotivas e trabalhadores de pátio, fora do trabalho em todo o Canadá tem como base, em grande parte, a programação, a disponibilidade de mão de obra e as demandas por um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, de acordo com as declarações do sindicato e da empresa.

Isso ocorre depois que o governo canadense introduziu novas regras de períodos de serviço e descanso em 2023.

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A CN disse que quer que os trabalhadores permaneçam no trabalho por até 12 horas, de acordo com as normas do governo, uma mudança que, segundo ela, melhoraria a produtividade.

No entanto, os trabalhadores da CN atualmente têm turnos de até 10 horas por dia, e o Teamsters não quer relaxar essas condições.

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