Federal Reserve corta juros pela 3ª vez seguida nos EUA e indica pausa no ciclo

Banco central dos EUA reduziu os juros em 25 pontos-base, para a faixa entre 1,50% e 1,75%

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu nesta quarta-feira (30) cortar a taxa de juros nos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, para a faixa entre 1,50% e 1,75%. Além disso, os dirigentes indicaram uma pausa no ciclo de cortes.

Esta foi a terceira redução de juros seguida nos EUA. Houve uma divisão na decisão, com oito diretores aprovando o corte, enquanto outros dois preferiam pela manutenção das taxas.

Na decisão, o Fomc removeu um trecho importante que havia aparecido nas declarações desde junho, dizendo que estava comprometido em “agir conforme apropriado para sustentar a expansão”. O presidente do banco central americano, Jerome Powell, usou esta frase no início de junho para calcular o corte nas taxas de julho, e foi incorporado no idioma oficial desde então.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas, ao avaliar o caminho apropriado da faixa alvo para a taxa de fundos federais”, diz o comunicado desta quarta.

Os ajustes na declaração sugerem que dirigentes estão preparados para deixar as taxas estáveis por algum tempo para avaliar o impacto na economia de suas reduções nas três últimas reuniões.

No texto da decisão, o Fed reforçou que “incertezas sobre o cenário permanecem”, mas também apontou para um mercado de trabalho forte e crescimento econômico moderado, além de um aumentou em ritmo forte no consumo.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.