Desemprego no Reino Unido tem ligeira alta no trimestre encerrado em julho

A remuneração regular, que exclui bônus, avançou 7,8% entre maio e julho de 2023, mesmo patamar observado no período de três meses anterior

Roberto de Lira

Publicidade

A taxa de desemprego no Reino Unido aumentou 0,5 ponto percentual no trimestre encerrado em julho, para 4,3%, informou nesta terça-feira (12) o ONS, o escritório nacional de estatísticas. O aumento do desemprego no período foi em grande parte impulsionado por pessoas desempregadas há até 12 meses.

A taxa de inatividade econômica aumentou 0,1 ponto percentual no trimestre, para 21,1% entre maio e julho de 2023. O aumento da inatividade econômica foi mais forte na faixa etária mais jovem, entre 16 e os 24 anos.

O número de inativos devido a doenças prolongadas aumentou um novo recorde, enquanto o número de inativos porque cuidavam da família ou da casa diminuiu para um mínimo histórico.

Continua depois da publicidade

De junho a agosto de 2023, o número estimado de vagas caiu 64 mil no trimestre, para 989 mil. As vagas caíram no trimestre pelo 14º período consecutivo.

A remuneração regular (excluindo bônus) avançou 7,8% entre maio e julho de 2023, no mesmo patamar observado no período de três meses anterior e é a maior taxa de crescimento anual regular desde que registros comparáveis ​​começaram, em 2001.

O crescimento anual da remuneração total média dos funcionários (incluindo bônus) foi de 8,5. Em termos reais (ajustados pela inflação utilizando o Índice de Preços no Consumidor acrescido dos custos de habitação), o crescimento anual do salário total aumentou 1,2% no ano e a remuneração regular aumentou 0,6% no ano.