CPI da China caiu 0,2% em novembro ante outubro, dentro das estimativas

Na comparação com novembro do ano passado, inflação ao consumidor teve alta de 1,6%; surto de covid-19 no país afetou indicador

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China caiu 0,2% em novembro ante outubro, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (NBS). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a inflação subiu 1,6%. Os dados vieram exatamente em linha com o consenso Refinitiv, que apontava -0,2% na comparação mensal +1,6% na anual.

Dong Lijuan, estatístico sênior do NBS, disse à agência de notícias Xinhua que a queda em novembro sofreu influência dos surtos domésticos de covid-19 e de efeitos sazonais.

Os preços dos alimentos reverteram a alta 0,1% de outubro e caíram 0,8% em novembro, reduzindo a inflação mensal ao consumidor em cerca de 0,14 ponto porcentual, de acordo com os dados.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Especificamente, o preço da carne suína, um item básico na China, caiu 0,7% no mês ante outubro. As autoridades liberaram carne suína das reservas centrais nos últimos meses e a produção de suínos continuou aumentando, disse Dong. No entanto, os preços dos suínos ainda mostram alta de 34,4% na métrica anual.

Os preços não alimentícios subiram 1,1% em novembro, o mesmo patamar verificado e, outubro.

Já os preços da gasolina, diesel e GLP subiram 11,4%, 12,3% e 4,6%, respectivamente, em bases anuais.