Pandemia

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos confirmados de coronavírus, segundo consórcio de veículos de imprensa

País tem 48.427 mortos pela covid-19, segundo levantamento feito com dados fornecidos pelas secretarias de Saúde

arrow_forwardMais sobre
Coronavírus
(Envato)

SÃO PAULO – O Brasil ultrapassou nesta sexta-feira (19), a marca de mais de 1 milhão de casos confirmados de Covid-19. Segundo informações do consórcio de veículos de imprensa, a partir de dados de 12 secretarias estaduais de Saúde, o país teve, até as 14h, 1.009.699 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 48.427 óbitos em decorrência da doença.

Na comparação com o último balanço divulgado pelo consórcio, que aconteceu na quinta-feira (18), às 20h, o país registrou 558 mortes e 26.340 novos casos em menos de 20 horas.

O consórcio é formado pelos veículos Extra, Folha de S.Paulo, G1, O Estado de S.Paulo, O Globo e UOL, que trabalham de forma colaborativa para reunir as informações sobre o avanço da doença nos 26 estados e no Distrito Federal.

PUBLICIDADE

No último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, até as 18h30 da última quinta-feira (18), o país contava com 978.14 casos da doença no total, sendo 22.765 confirmados nas últimas 24 horas. Em relação aos óbitos, os números oficiais indicam para 47.748 óbitos acumulados.

Apesar de o país ter ultrapassado oficialmente a marca de 1 milhão de casos, estudos apontam que a subnotificação mascara a realidade da pandemia no Brasil.

O grupo COVID-19 Brasil, que reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras, estima que mais de 7 milhões de pessoas já teriam sido infectadas pela doença no país.

Os pesquisadores liderados por Domingos Alves, professor e coordenador do Laboratório de Inteligência em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, criaram um modelo de análise baseado nos dados epidemiológicos da Coreia do Sul e ajustaram variáveis como a pirâmide etária brasileira, o tempo médio entre a confirmação do caso e a morte e fatores de risco para a infecção na população brasileira.

Já as projeções do grupo Covid-19 Analytics, formado por professores dos departamentos de Economia e Engenharia da PUC-Rio, estimam que até o próximo dia 2 de julho o país contará com 1.665.876 novos casos e quase 68 mil mortes confirmadas.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

 

PUBLICIDADE