Brasil imuniza 1 milhão por dia em meio à escassez de doses

As aplicações até agora são suficientes para cobrir 15% da população com uma dose e imunizar totalmente 7,4%

Bloomberg

(Pexels)

Publicidade

(Bloomberg) — O Brasil conseguiu atingir a meta prometida pelo Ministério da Saúde de aplicar diariamente 1 milhão de doses da vacina contra a Covid. A taxa foi atingida na última semana de abril, segundo dados coletados pela Bloomberg.

Estados e o Distrito Federal aplicaram 47.111.974 doses desde o início do programa de vacinação, em meados de janeiro. Desse total, 15.561.257 correspondem à segunda dose.

Com isso, a média móvel de sete dias atingiu o patamar prometido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, logo que assumiu a pasta, em março. As aplicações até agora são suficientes para cobrir 15% da população com uma dose e imunizar totalmente 7,4%.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A promessa de acelerar a campanha de vacinação em massa veio quando uma nova onda do vírus devastou o Brasil, deixando hospitais sobrecarregados em meio ao aumento de casos e empurrando o número de mortos para além da marca de 400.000.

O ministério autorizou ainda o uso imediato de todas as doses disponíveis, incluindo aquelas armazenadas pelos governos locais para serem administradas como segunda dose. Com atrasos nos embarques de vacinas prontas e insumos, no entanto, diversas cidades ficaram sem imunizantes para complementar o esquema de vacinação daqueles que receberam a primeira dose, de acordo com os jornais.

A escassez ampliou a cobrança sobre o governo, com Queiroga apelando aos países que têm frascos extras para enviá-los ao Brasil.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, os números da Covid continuam aumentando. O Brasil registrou mais mortes de Covid-19 nos primeiros quatro meses de 2021 do que em todo o ano de 2020. Neste domingo, foram mais 1.202 mortes, levando o total para 407.639. Casos confirmados somam 14,7 milhões, segundo dados do Ministério da Saúde.

A crescente pressão sobre o presidente Jair Bolsonaro também levou o Senado a abrir a CPI da Covid para investigar a resposta errática do governo federal à crise. O comandante da pasta e ex-ministros da Saúde serão ouvidos.

Continua depois da publicidade