BC da China orienta bancos a aumentar empréstimos em maio, dizem fontes

A autoridade monetária também deu a entender que será mais tolerante com a classificação de novos empréstimos, mesmo que os fundos não se direcionem de fato para a economia real

Reuters

Sede do banco central da China em Pequim (Foto: Jason Lee/Reuters)

Publicidade

Pequim/Xangai (Reuters) – O banco central da China orientou alguns bancos comerciais a acelerar o ritmo dos empréstimos em maio, segundo quatro fontes com conhecimento do assunto, depois que o crescimento do crédito atingiu uma mínima recorde em abril.

O Banco do Povo da China (PBoC) deu as instruções aos credores em reuniões nos últimos dias, disseram as fontes, mas não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

A autoridade monetária também deu a entender que será mais tolerante com a classificação de novos empréstimos, mesmo que os fundos não se direcionem de fato para a economia real, uma prática que os reguladores desaprovaram nos últimos anos, disseram duas das fontes.

Continua depois da publicidade

Todas as fontes falaram sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto.

Os novos empréstimos bancários na China caíram mais do que o esperado em abril em relação ao mês anterior, enquanto o crescimento do crédito atingiu mínima recorde, segundo dados do banco central divulgados neste mês, abalando os investidores que os consideram um termômetro da saúde econômica da China.