Alemanha registra aumento de novas encomendas à indústria em junho, mas faturamento cai

Novos pedidos avançam 7,0% em junho em relação a maio e têm alta de 0,2% no trimestre; faturamento recua 1,6% na comparação mensal

Roberto de Lira

Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)

Publicidade

As novas encomendas à indústria na Alemanha cresceram 7,0% em junho em relação a maio, de acordo com dados provisórios e já com ajuste sazonal divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Destatis, o departamento federal de estatísticas. A comparação trimestral, menos volátil, mostrou que os novos pedidos ficaram praticamente inalterados no período de abril a junho (+0,2% nos três meses anteriores).

Já o faturamento real na indústria caiu 1,6% em junho em relação ao mês anterior.

O desempenho geral de novas encomendas em junho de 2023 foi fortemente influenciado por pedidos de grande porte em diversos setores. Excluindo esses pedidos em grande escala, o dado mostrou queda de 2,6% em junho na comparação com o mês anterior.

Continua depois da publicidade

A produção de máquinas e equipamentos cresceu 5,1% no mês e a de equipamentos de transportes avançou 89,2%, este último influenciado por um pedido em grande escala na fabricação de aeronaves. Em contraste, as encomendas de automóveis, reboques e semirreboques apresentaram uma queda de 7,3% no mês.

Além disso, as novas encomendas no setor de bens de capital aumentaram 9,9% em relação ao mês anterior. No setor de bens intermediários, os novos pedidos subiram 2,0%, enquanto as novas encomendas de bens de consumo aumentaram 7,7%.

As encomendas do exterior cresceram 13,5%, sendo que os pedidos dentro da zona do euro avançaram 27,2%, também por conta dos pedidos do setor de aviação. As encomendas do restante do mundo aumentaram 5,0%, enquanto as encomendas domésticas diminuíram 2,0%.

Continua depois da publicidade

Também foi divulgada uma revisão para baixo das encomendas de maio, que cresceram 6,2% ante abril (o dado provisório mostrou alta de 6,4%).